sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Batman Eternamente – Os atores por trás da máscara

capa
Batman é, sem dúvidas, um dos personagens mais icônicos não só do universo DC, mas sim de todo o imaginário das Histórias em quadrinho. O personagem, criado em 1939 é um dos mais aclamados pelos fãs e sempre arrasta multidões em suas adaptações cinematográficas. Mas você sabe quem já encarnou o cavaleiro das trevas em seus 74 anos de história? Confira!
Das HQ’s para as telinhas, da TV para o Cinema. Batman povoa o imaginário dos fãs de histórias em quadrinho há mais de 70 anos. É claro que em tanto tempo de estrada o herói teve seus altos e baixos, mas sempre foi uma aposta certa para as produtoras. Acompanhe abaixo uma lista de atores que se consagraram no papel do cruzado encapuzado.

Lewis Wilson
lewis
 Realmente, este uniforme é a melhor definição do Cavaleiro das Trevas.
A primeira adaptação, em live action, do herói das HQ’s foi o seriado americano The Batman, produzido em 1943 pela Columbia Pictures. Na série, fomos apresentados à Batcaverna e ao fiel companheiro de Batman, Alfred Pennyworth.
O visual de Alfred foi modificado em relação ao dos quadrinhos. Nas revistas Alfred era gordo. A aparência do ator William Austin, que deu vida ao personagem no seriado, foi emprestada ao mordomo e é reproduzida até hoje.
O enredo da série deixaria qualquer fã de hoje em dia com os cabelos em pé. Não havia nenhum vilão clássico e o herói enfrentava zumbis criados por um cientista maluco!

Robert Lowery
lowery
Em 1949 foi a vez de Robert Lowery encarnar o personagem na adaptação “Batman & Robin,” conhecida no Brasil como A Volta do Homem Morcego. A série também foi produzida pela Columbia Pictures e o roteiro foi desenvolvido por ninguém menos que Bob Kane.
A história, um pouco mais fiel às HQ’s, apresentava Frederick P. Garth, também conhecido como William Asmodeus Zard (Wizard – o mago), roubando um artefato capaz de controlar todos os veículos de Gotham. Batman e o garoto prodígio são postos a prova mais uma vez para salvar a cidade do vilão.

 Adam West
west
Em 1965, The Batman, protagonizado por Lewis Wilson, foi relançado no cinema como uma maratona que resumia os episódios da série. A reapresentação fez tanto sucesso que motivou a criação de uma nova série de TV.
Em 1966, Adam West tornou-se um dos mais memoráveis Batmans da história e é até hoje aclamado por fãs do morcegão. Em 2012, West teve sua importância reconhecida e recebeu uma estrela na calçada da fama.
O ator, visívelmente fora de peso, era um prato cheio (desculpem o trocadilho, rs) para os críticos. Mas a despretensão do seriado em ser levado a sério e as situações que a dupla dinâmica enfrentava compunham a fórmula perfeita para o sucesso da produção que chegou a ser levada ao cinema no mesmo ano.
A série voltou a ser destaque, no Brasil, com a dublagem feita por fãs nos anos 80: Bátima na Feira da Fruta. A sátira, inclusive, tornou-se HQ, mas é odiada por muitos que não aceitam a deturpação do personagem.

Michael Keaton
keaton
Em 1989 foi a vez de Michael Keaton dar vida ao personagem no filme assinado por Tim Burton. Esta adaptação deu um tom mais sombrio ao universo de Batman que até agora só havia sido explorado em situações cômicas. O filme teve um orçamento de 30 milhões de dólares e arrecadou mais de 400 milhões pelas bilheterias ao redor do mundo.
O ator não era a primeira opção do diretor para o papel. Outros atores como Mel Gibson, Ray Liotta e Pierce Brosnan também foram cotados para encarnar o detetive das sombras. Michael foi convidado pelo diretor pela afinidade que tiveram ao trabalhar em “Beetlejuice.” Keaton treinou kickboxing e dispensou os dublês na maior parte do filme. O ator reprisou o personagem em 1992, na sequência Batman: O Retorno.

Val Kilmer
kilmer
Em 1995 a Warner Bros decidiu mudar a direção do filme. Tim Burton não pretendia, nem mesmo, ter feito o segundo filme, mas foi convencido depois de ler o roteiro de Daniel Waters. A Receita do filme também foi um fator determinante, já que a continuação de Batman arrecadou pouco mais que a metade de seu antecessor.
A mudança na direção não agradou Keaton, que recusou um salário de 15 milhões de dólares para voltar ao set de gravações. Assim, Val Kilmer teve sua chance de consagrar-se como Batman.
A Warner decidiu dar um tom mais familiar ao personagem, já que considerou os dois filmes anteriores muito sombrios. A mudança foi recebida por críticas mistas após seu lançamento.

George Clooney
clooney
Em 1997 foi a vez do galã George Clooney herdar a capa e capuz de Bruce Wayne. Val Kilmer teve desentendimentos com a equipe e colegas de produção e acabou por não reprisar o papel.
O filme foi um desastre de bilheteria. O primeiro filme do Batman a não constar entre as dez maiores bilheterias do ano e o filme menos lucrativo do herói. Apesar dos números a Warner diz que o filme foi importante, já que foi um dos que teve melhor aceitação internacional.
Além disso, o filme é lembrado por fãs, assim como Batman Eternamente, por um detalhe anatômico muito polêmico: MAMILOS!

Christian Bale
bale
Oito anos após o declínio do herói chegava a hora de sua ascensão. Um novo Batman. Nolan escolheu Christian Bale para dar vida a Bruce Wayne e seu alter ego. Em “Batman Begins,” “O Cavaleiro das Trevas” e “O Cavaleiro das Trevas Ressurge,” Bale conseguiu conferir ao personagem uma profundidade nunca antes vista no cinema. Foi deixada de lado a comicidade e a ação desenfreada para dar lugar a aspectos psicológicos do herói e a luta constante com seu eu interior.
Apesar de aclamado pelo público hoje, Bale foi duramente criticado antes de mostrar aos fãs do que era capaz. O ator recusou um cachê de 60 milhões de dólares para voltar ao papel na sequência do Homem de Aço e diz que chegou a hora de “dar adeus a um velho amigo” e dar continuidade a seus projetos no cinema.

Ben Affleck
 affleck
Bom, em 2015 a gente conversa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário