Se há uma coisa que posso afirmar com convicção, é que não dá para fazer um “top 10″ das mães dos quadrinhos… até por que, toda mãe pode ser simplesmente fantástica, à sua maneira original, e ainda assim,  igual às outras. Então com uma árdua seleção, vou citar algumas das mães mais famosas, importantes ou simplesmente marcantes dos quadrinhos! FELIZ DIA DAS MÃES!



Mulher Invisível, mãe de Franklin e Valéria Richards (Marvel)
Que criança não teria orgulho de ter uma mãe super legal? Mas legal mesmo! Do tipo que salva o mundo, te leva num final de semana pro espaço, protege você o tempo que for preciso, e ainda passa o dom genético dos super-poderes! Que tal salvar o mundo ao lado dela? Ora, que tal ser membro da família super poderosa mais famosa dos quadrinhos? Bem vindo ao Quarteto Fantástico, crianças…









Rainha Hippolyta, mãe da Mulher Maravilha (DC Comics)
A rainha Guerreira, poderosa, líder, e ainda assim uma mãe carinhosa! Apesar de não compreender as escolhas de sua filha quanto a defender o mundo dos homens, ela a apoiou nos momentos necessários, sendo sua melhor amiga, e confidente. E claro, ela é a mãe da heroína mais importante e famosa dos quadrinhos, de todos os tempos! Um viva para Hipppolyta!








Linda Park West, a mãe dos filhos do Flash (DC Comics)
Uma jornalista de sucesso, mulher trabalhadora e independente, pioneira no campo da ciência medicinal (!), e por quem?! Pelos seus filhos é claro! Com dois filhos velocistas, tem que ter ritmo acelerado pra acompanhar o crescimento dos pequenos, e isso Linda Park tira de letra! E quem agradece? Wally West, é claro! Nem o homem mais rápido da Liga conseguiria salvar o mundo e cuidar das crianças sozinho…






Tia May, a mãe mais importante do Homem Aranha (Marvel) 
Todo mundo conhece a família de Peter Parker, o Homem Aranha! Ela é composta pela Tia May e…. Tia May! A perda de seu tio Ben pode ter sido dolorosa, mas sua tia sempre esteve lá para lembrar quem ele era, e como deveria continuar na linha. Ela é a criadora do herói, antes mesmo de Peter. A velhinha é com certeza a melhor mãe que o Homem Aranha poderia ter…








Lara Lor-Van, a mãe de Superman (DC Comics)
Quando a gente fala de mãe, tem que falar em sacrifícios. E Lara fez o maior de todos, deu sua vida pelo filho! Sua participação pode ter sido muito breve na vida do, talvez, maior super heróis dos quadrinhos de todos os tempos, mas sem ela, ele jamais teria existido! O universo agradece…










Martha Kent, a mãe de Superman (DC Comics)
Ok, ok, a gente acabou de citar a Lara, mãe de sangue do Super, mas e a mãe que o criou? Martha sem dúvidas, é a responsável pelo que Kent se tornou! Uma vez Lex Luthor afirmou que Superman poderia destruir o mundo num piscar de olhos, mas o que o impediu de se tornar um vilão? E viva ao casal Kent novamente, por todas as suas lições de moral e amor! O Universo agradece…








Cynthia Von Doom, a mãe do Doutor Destino (Marvel)
Menos conhecida do grande público, mas ao meu ver merece ser citada! Cynthia era uma mulher de bom coração, que desejava a liberdade e felicidade de seu povo  perseguido, e claro, de seu filho. O curioso é que ao usar sua magia para lutar a favor da justiça, as coisas não deram tão certo, e ela morreu. E o que isso tem a ver com ela ser uma mãe significativa nos quadrinhos? Ora, se ela não tivesse se tornado prisioneira no inferno, o mundo jamais teria conhecido Victor Von Doom, o Doutor Destino! Apesar de ele ser conhecido como grande vilão do Universo Marvel, tornou-se o que é em busca de salvar a própria mãe das garras de Mephisto, e libertar seu povo. Foi um ato de bondade e justiça, que terminou em tragédia, e criou o vilão de alguns, o herói de outros…







Martha Wayne, a mãe do Batman (DC Comics)
Outro herói querido e conhecido do grande público, é sem dúvida o Batman! Mas será que todos vão se lembrar porque ele é um defensor da justiça? Seus pais, é claro! Martha Wayne ao lado de seu marido, podiam mimar seu filho, deixá-lo para os outros criarem, mas preferiram fazê-lo à sua maneira. Ensinando o que é certo, e mesmo humanos, sem super poderes, podemos todos mudar o mundo! Infelizmente a tragédia os levou cedo embora, mas a marca da excelente educação perdurou, transformando Batman, num dos maiores heróis dos quadrinhos!









Feiticeira Escarlate, mãe de… William e Thomas (Marvel)
Ta certo, este é um caso bem complicado… e bota complicado nisso! Wanda Maximoff, nossa Feiticeira escarlate, era casada com o sintozóide Visão. E eles tiveram dois filhos… mas como o Visão é um “robô”, esses filhos nunca nem deveriam existir. O fato é que, com os poderes de alteração de realidade, a Feiticeira criou os próprios filhos sem perceber! Eles de fato, não existiam, e suas “almas” eram controladas por Mephisto. Então eles se foram, e a dor da perda dos filhos levou-a ao colapso, a ponto de matar amigos e mudar toda a realidade! Depois tudo se concertou e ela desapareceu. O seu amor pelos filhos era inegável, mas parece que ainda há esperanças para essa mãe devastada… pois dois jovens vingadores vieram com os mesmos nomes de seus filhos, e aparentemente podem possuir as almas dos seus filhos. E eles querem encontrar a mãe…




Jessica Jones, a mãe da filha de Luke Cage (Marvel)
Jessica já foi uma super-heroína, mas esse tempo se foi… agora ela é uma super-mãe, e uma heroína! Sua filhinha, Daniele, não sabe a sorte que tem. Muitas mães abandonam o emprego, e toda a vida que estavam acostumadas pelos filhos, e no universo das roupas coloridas não seria diferente! Essa é a mamãe que se dedica 100% à criação da pequenina, ainda mais com um pai que esta sempre lidando com gente perigosa. Parabéns ao casal!










Sara Pezzini, mãe de Esperança (Top Cow)
A principal Witchblade do universo da Top Cow merece seu espaço aqui! Não pelas suas primeiras e fúteis histórias, mas pelo excelente trabalho de Ron Marz em alterar todo seu universo numa intrigante história! A gravidez misteriosa durante o coma alterou completamente a vida de Sara, levando-a a abrir mão do poder da Witchblade. No entando sua gravidez foi bem complicada, levando-a a morte durante o parto! mas a Witchblade precisa de mulheres fortes, e essa era Pezzini! Esperança foi o golpe que os poderes da Witchblade e Darkness tiveram para trazer equilíbrio ao mundo, e trazendo a vida de volta à sua mãe, deram a chance da criança ser criada por uma mulher que não tem medo do que possa enfrentar. Esperamos que um dia essas histórias sejam publicadas no Brasil…








Branca de Neve, mãe de sete filhos (Vertigo)
Criar sete filhos?! Não é preciso dizer mais, né? Essa é uma mãe mágica, diga-se de passagem! Apesar de não ter planejado muito bem sua gravidez, acabou curtindo muito a família. Sete crianças doidas para se aventurar pelo mundo, e uma mãe para segurar todas! Branca provou-se dedicada a tudo que faz, seja administrando um reino, como ensinando lobinhos a agir como humanos. Até mesmo protegendo o sétimo filho do destino… opa, quanto spoiler! Se não leu Fábulas, fica a dica…