sexta-feira, 1 de maio de 2015

As Profissões dos Super Heróis

 Seja por vocação, herança ou disfarce, os mais famosos super heróis das histórias em quadrinhos  têm uma profissão "de gente normal" quando não estão lutando contra os bandidos e salvando o mundo nos quadrinhos, desenhos animados, séries de TV ou na tela do cinema.

As profissões dos super heróis a seguir podem ser retratadas com maior ou menor fantasia, romantismo ou exagero. Mas se você está em dúvida sobre qual profissão escolher, ou para qual curso fazer o vestibular, vale dar uma olhada no que o dia-a-dia desses personagens e o que eles tem para contar. Vai que você tem uma revelação?

O Repórter

Super Homem / Clark Kent

Para manter secreta sua identidade, o homem de aço anda pela cidade com óculos fundo de garrafa, uma timidez considerável e os cabelos bem alinhados. Na pele de Clark Kent, o Super Homem é apenas um repórter com cara de nerd que trabalha no jornal impresso Planeta Diário, apaixonado pela colega Lois Lane.

O Fotógrafo

Homem Aranha / Peter Parker

Ao descobrir seus superpoderes, o Homem Aranha se aproveita deles para seguir uma profissão, a de fotógrafo. Assim como Clark Kent, Peter Parker também trabalha para um jornal impresso, o Clarim Diário, em Nova Iorque.

O Advogado

Demolidor/ Matt Murdock

Órfão de mãe e criado pelo pai, Matt decide estudar direito. Ao impedir que um homem seja atropelado por um caminhão, recebe uma carga radioativa que o deixa cego, mas ao mesmo tempo aguça seus outros sentidos, transformando-o no Demolidor. O super herói tem uma firma de advocacia na cidade de Nova Iorque.

O Físico Nuclear (ou Engenheiro Genético)

O Incrível Hulk/ Bruce Banner

Há diversas versões da história do Incrível Hulk para quadrinhos, séries de TV e cinema e, entre diferenças de nome (em uma série de TV o diretor decidiu trocar Bruce por David) e de biografia (a forma como sua mãe morreu, por exemplo), encontram-se também nuances relacionadas à profissão do super herói. Há versões em que Bruce Banner é físico nuclear e outras em que é engenheiro genético. Nas duas situações, contudo, o brutamontes verde é um brilhante PhD.

A Enfermeira

Mulher Maravilha, Diana Prince

Ela nasceu a partir de uma estátua de barro, vivia na Ilha Paraíso com outras amazonas e recebeu, além de superpoderes, o nome de Diana. O avião de um piloto americano caiu na ilha e ela ficou responsável por levá-lo de volta aos Estados Unidos. Lá, a Mulher Maravilha adota o codinome de Diana Prince e trabalha como enfermeira.

O Engenheiro, O Piloto e o Artista

Lanterna Verde/ Alan Scott / Hal Jordan/ Kyle Rayner

Desde a sua criação, em 1940, o Lanterna Verde teve várias "encarnações" e, em cada uma, um nome e profissão diferentes. Alan Scott, o primeiro, é engenheiro. Em seguida aparece o mais famoso dos Lanternas,  Hal Jordan, que trabalha como piloto de testes e ajudou a fundar a Liga da Justiça. Kyle Rayner, que sucedeu Hal, é um Lanterna Verde freelancer, que mora em Los Angeles e tenta a vida como artista plástico.

Os Executivos de Multinacionais

Batman/ Bruce Wayne e Homem de Ferro/Tony Stark

Retratados como bilionários e excêntricos, tanto o Batman como o Homem de Ferro usam, quando na pele de "pessoas normais", a identidade de presidentes de grandes conglomerados industriais. Tony Stark, o Homem de Ferro, é dono das empresas de mesmo nome, que herdou do pai. PhD em Física e Engenharia Eletrônica, o Homem de Ferro usa seus conhecimentos para criar e aperfeiçoar seu exoesqueleto vermelho e amarelo.
Já o homem morcego teve uma formação mais eclética. Para poder lutar contra o crime e a injustiça, estudou química, direito, artes marciais e até teatro. Ao mesmo tempo, o herdeiro que vive em Gotham City comanda as Empresas Wayne, um conglomerado de empresas que ajudam o Batman a ser o Batman, atuando em tecnologia de ponta, indústria química e aeroespacial, só para citar algumas.

O Polícia Científica 
 
Flash / Barry Allen
Pois é, conforme a nova tabela de salários do governo, a polícia científica passa a ganhar R$ 7.000,00 e alguma coisa. Um salário razoável para os enormes riscos da profissão, afinal Barry virou Flash enquanto investigava um assassinato e foi atingido por um raio. Isso acontece sempre nesse ramo.

Um comentário:

  1. Olá. Nas pesquisas aparecem o Batman como empresário e o Homem de Ferro como engenheiro. Gostei da ideia de aliar os heróis das HQs às suas profissões. Parabéns!

    ResponderExcluir