sábado, 26 de outubro de 2013

Dica de Livro - Koko Be Good


kokobegood
Divulgação



A escritora e ilustradora Jen Wang é formada em sociologia e já teve trabalhos não muito louváveis, iguais aos de seus personagens. Ela começou seu sucesso com quadrinhos alternativos, publicados em seu site, chegando em 2013 à publicação de seu grande sucesso, Koko Be Good – não é fácil ser boazinha (Ed. Leya, 304 pgs., R$ 39,90).

A história gira em torno da discussão sobre o que é ser bom ou mau hoje em dia. Os personagens principais são: Koko, uma garota excêntrica, encrenqueira e desajustada que faz qualquer bico por uma grana e vive de favores, e Jon Wilgur, um cara recém-formado na faculdade, não muito interessante e que pretende mudar para o Peru por causa da namorada.
 
Jon e sua namorada têm um relacionamento à distância, o que faz com que estejam sempre falando ao telefone. Ele não se sente muito enturmado com os colegas de trabalho e sente falta da convivência que era constante de seus amigos e da banda. A trama começa quando Jon recebe um pacote da namorada contendo um gravador.

Depois do trabalho, ele resolve ir a uma festa com os colegas, onde conhece Koko, em grande estilo, fazendo acrobacias com seu amigo Faron e vendendo balas e cigarros. As vidas de ambos se cruzam quando Koko, fugindo de uma confusão, bate em Jon, que derruba o gravador. Koko pega o artefato para si.

pagina2 pagina1

Um dia, Jon vai ao restaurante Laus, onde Faron trabalha, e pergunta sobre a garota. Faron o ignora a princípio, mas acaba dizendo onde Koko está. A lanchonete é onde surge a estranha amizade entre Koko e Jon, fazendo com que os dois tenham reflexões sobre suas vidas. Com isso, Koko decide que quer se tornar uma pessoa incrível, como ela mesma diz. Já Jon tem uma crise existencial sobre o que está fazendo com sua vida e se quer mesmo ir para o Peru.

A história gira em torno desse dilema com conversas filosóficas sobre quem somos, o que fazemos e por que fazemos. Uma das coisas mais legais da HQ são os traços bem expressivos, com cores neutras. Não vão além do branco, marrom e preto em suas variações em aquarela. O livro é riquíssimo em detalhes.

koko1

Nenhum comentário:

Postar um comentário