sábado, 18 de abril de 2015

Desenhos animados do Brasil

Atualmente temos visto o aumento em desenhos Brasileiros, a qualidade tem melhorado e a novidade vem das séries nacionais, que trocam os canais a cabo pela TV aberta – emissoras públicas e culturais basicamente, mas não só elas. Desde abril de 2011, elas começam a ser exibidas em horários dedicados às crianças. E vem por aí mais de uma dezena de produções, o que revela a movimentação de estúdios pouco conhecidos, interessados em fazer do Brasil a nova referência da animação mundial.

Se você ainda não sabe quais os desenhos são Brasileiros ai vai uma lista e com certeza você já assistiu algum ou conhece alguém que assiste. Em ordem alfabética as animações brasileiras :  

A Mansão Maluca do Professor Ambrósio

Uma mansão mágica e engraçada (onde personagens históricos ganham vida) serve de morada para o Professor Ambrósio, um simpático Cientista que tem como ajudantes um ratinho encrenqueiro (Leslie) e uma aranha nervosinha (Floribela). De vez em quando seus sobrinhos Claudinha e Junior visitam a mansão para aprenderem sobre cultura, história e ciências com muita ação e comédia.

Criador - Nelson Botter Jr.

Diretor - Nelson Botter Jr.

Produtor(es) - TV Rá-Tim-Bum Tortuga Studios

 

 

Anabel

Anabel é uma série de desenho animado brasileira criada por Lancast Mota e produzida pela Martineli Produções. Contou com duas temporadas, a primeira feita em animação tradicional lançada em 2005 e a segunda feita em animação flash lançada em 2010.
Foi primeiramente exibida pela Nickelodeon Brasil e mais tarde pela TV Rá-Tim-Bum ambos em canal fechado, e atualmente na TV Brasil em canal aberto. Além disso também contou com tirinhas semanais publicadas pela Revista Recreio durante algum tempo.

Criador - Lancast Mota

Diretor(es) - Lancast Mota Diretora de produção Denise Ehlers

Produtor(es) - Nickelodeon (2005) Martinelli Produções TV Cultura (2010)



Antunes e Bandeira

 

Antunes e Bandeira foi uma série de desenho animado brasileira da década de 80 produzida pela Quadro Produções. Destacou-se como um dos primeiros desenhos animados brasileiros na época ao lado da Turma da Mônica, embora tenha sido esquecido pelo público ao longo dos anos. Seu estilo é bem fiel ao de animações americanas como Warner ou Hanna-Barbera. Em 2010 chegou a ser adquirida pela empresa Intervalo Produções que atualmente tem os direitos da série.

Sinopse

Um tamanduá detetive Bandeira e seu ajudante atrapalhado Antunes que é um anta gordo vivem fazendo as mais doidas investigações.

Criador - Ernesto Stilpen

Diretor - Ernesto Stilpen

Produtor(es) - Quadro Produções (1980)

 

 

As Aventuras de Gui & Estopa


As Aventuras de Gui & Estopa é uma série de desenho animado criada pela animadora e escritora Mariana Caltabiano, e baseada no filme de mesmo nome lançado em 2008. A série é exibida pelo Cartoon Network Brasil desde 2009, e recentemente está sendo exibida também pela TV Cultura aos sábados no programa Quintal da Cultura no começo de 2013.
Os personagens foram originados do site infantil Iguinho, pertencente a Ig, do qual o personagem Gui levava o nome do site.

Sinopse

A série narra as desventuras de Gui e Estopa, dois jovens cães antropomórficos e seus amigos a cadela Cróquete, o pitbull Piti, a menina Fifi e o rato Riba.

Criador - Mariana Caltabiano

Diretor - Mariana Caltabiano

Produtor(es) - ???



Carrapatos e Catapultas

 
A série Carrapatos e Catapultas apresenta as instigantes aventuras dos carrapatos bicos de pato Bum, Bod, Bolão e Baixinho. Grandes amigos habitantes do Planeta Vaca. Nesse planeta, os carrapatos já nascem com paraquedas, se locomovem através de catapultas, adoram sugar gororoba e pensam que engordando vão explodir para ir morar no mundo dos carrapatos fantasmas, considerado o paraíso para eles.
 
Criador - Almir Correia

Diretor - Almir Correia

Produtor(es) - Zoom Elefante

 

 

 

De Onde Vem?

De Onde Vem? é uma série de desenhos animado brasileira produzida pela TV PinGuim exibida pela TV Escola e também TV Cultura, TV Rá-Tim-Bum, Canal Futura, Rede Gospel e TV Brasil (Ex - TVE Brasil). O desenho tem como objetivo tirar dúvidas corriqueiras de crianças de até 6 anos de idade. Produzida em 2001, encontra-se em exibição contínua desde a estreia. Entre 2004 e 2005 foi líder de audiência na TV Cultura.

Criador - ???

Diretor - ???

Produtor(es) - TV PinGuim

 

 

 

Escola pra Cachorro

Escola pra Cachorro (em inglês Doggy Day School) é uma série animada para crianças produzida pelas produtoras Mixer (Brasil) e a Cité-Amerique (Canadá). O estúdio de animação Lightstar Studios, localizada em Santos, Brasil produziu o animação da primeira e segunda temporadas além de ser responsável pela direção através do Diretor Brasileiro Marcelo Fernandes De Moura. Os episódios mostram cinco cãezinhos que passam o dia em uma "creche" para animais, onde brincam, aprendem e fazem muitas amizades. O desenho é veiculado no Brasil pela Nickelodeon e também pela TV Cultura.

No dia 11 de abril de 2014, por causa de desenhos novos na TV Brasil, passou a ser exibido todos os domingos.

Criador - ???

Diretor - Marcelo Fernandes de Moura

Produtor(es) - Mixer e Cité-Amerique e Lightstar Studios

 

 

Escola de Princesinhas

Escola de Princesinhas (Little Princess School nos Estados Unidos) é um desenho animado brasileiro, produzido pela Vídeo Brinquedo desde 2007. Começou sendo distribuído em DVD e até agora gerou 12 episódios (divididos em 4 temporadas). Foi criada pela Videobrinquedo (que também criou Nilba e os Desastronautas). Estreou no dia 6 de Junho de 2009 na TV Rá-Tim-Bum.Em 2014 o desenho voltou a ser transmitido pela RedeTV! no programa infantil TV Kids, apresentado pelos palhaços Teleco e Teco.

Criador - ???

Diretor - ???

Produtor(es) - Vídeo Brinquedo

 

Fudêncio e Seus Amigos

 

Antes de virar personagem de desenho animado, Fudêncio era um boneco de borracha do programa interativo da MTV Brasil Garganta e Torcicolo, que foi ao ar em 1997 e 1998 que era estrelado pelo apresentador João Gordo. Constantemente Fudêncio era alvo das gozações de João Gordo, o qual lhe retirava a cabeça, o vestia com vestidos de boneca, enfiava facas em sua barriga e o arremessava para todos os lados.Fudêncio e Seus Amigos foi uma série de desenho animado de caráter adulto da MTV Brasil. O desenho estreou em 23 de agosto de 2005, e já teve 6 temporadas.
No dia 5 de maio de 2008, estreou a 4ª Temporada, em formato digital e com uma nova dublagem para a personagem Conrado. A 5ª temporada estreou na madrugada de 10 para 11 de novembro de 2008. Já a 6ª estreou no dia 11 de maio de 2009. O desenho criado por Thiago Martins, Pavão e Flávia Boggio e produzido por Thiago Martins e Pavão, é o segundo projeto de sucesso com a MTV Brasil. A anterior, a Megaliga MTV de VJs Paladinos, rendeu cadernos e conteúdos de celular, ou seja, obteve grande êxito.
A serie mostra o dia a dia e as aventuras bizarras de um grupo de crianças estudantes comandados por Fudencio. O desenho se passa na escola fictícia E.E.S.G. José Mojica Marins, provavelmente situada em São Paulo.
A classificação é DJCTQ - 16.svg Recomendada para maiores de 16 anos.

Criador(es) - Thiago Martins / Marco Pavão / Flávia Boggio

Diretor(es) - Thiago Martins / Marco Pavão

Produtor(es) - Thiago Martins / Marco Pavão

 

 

Gemini 8

Gemini 8 é uma uma série de desenhos animados e histórias em quadrinhos da editora Abril Jovem criada pela produtora de desenhos animados TV PinGuim (Peixonauta). Foi lançada em janeiro de 2012 juntamente com as revistas Garoto Vivo e UFFO - Uma Família Fora de Órbita, vencedoras do Prêmio Abril de Personagens realizado em 2011. Contudo, diferente destas, não participou do concurso, tendo sido encomendada pela editora antes da realização do mesmo.

A série conta as aventuras de Marco, um menino terráqueo que tinha uma vida normal até ser puxado por uma pipa através de um portal que o acabou levando até o planeta de "Gemini 8" onde lá ele conhece Polo, um jovem geminiano cientista que busca uma maneira de mandar Marco de volta pra casa. A série originalmente era pra ser exibida pela Cartoon Network e SBT , porém depois passou para o Disney Channel em 28 de abril de 2014, mudando os traços durante a produção do desenho.
Assim como as outras duas revistas, ela acabou sendo cancela após apenas 4 edições. Além disso também possuía tirinhas na revista infantil Recreio.

Criador - ???

Diretor - ???

Produtor(es) - TV PinGuim

 

 

Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas)

Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) é uma série de animação brasileira baseada no curta-metragem homônimo criado por Victor-Hugo Borges. Produzida pela Glaz Entretenimento e animada no Copa Studio, estreou em 4 de março de 2013 no Cartoon Network. Após a primeira temporada com 14 episódios de 11 minutos de duração, a Glaz planeja criar em julho uma segunda temporada, porém com 26 episódios de 14 minutos.

Pepe é um garoto malcriado e preguiçoso de onze anos, que mora com sua avó, uma velha bruxa, e trabalha como entregador para ela, cujo trabalho é vender artefatos e poções mágicas pela internet. Os produtos criados por ela, levam Pepe, seu cão Ramirez, e seus amigos Marilu, Roberto, Guto e Gastón (gêmeos siameses) a enfrentarem monstros, espíritos e toda espécie de criatura sobrenatural.

Criador - Victor-Hugo Borges

Diretor - Victor-Hugo Borges

Produtor(es) - Mayra Lucas / Paulo Boccato

 

 

Irmão do Jorel

Irmão do Jorel (nome internacional, Jorel's Brother) é uma série de desenho animado brasileira criada por Juliano Enrico, e co-produzida pelo Cartoon Network Brasil e Copa Studio. Originalmente a série foi vencedora de um pitching promovido pelo Cartoon Network brasileiro em 2009 para produção de novas animações nacionais.

Ela é a primeira série de animação original do Cartoon Network feita no Brasil e na América Latina. Ela a princípio iria estrear em 2013 com apenas 13 episódios, porém sua estreia foi adiada para o ano seguinte completando uma temporada de 26 episódios. Sua estreia ocorreu no dia 22 de setembro de 2014 às 20h45.

Criador - Juliano Enrico

Diretor - ???

Produtor(es) - Copa Studio

 

 

Kiara e os Luminitos

Kiara e os Luminitos é uma Animação brasileira exibida na TV Rá-Tim-Bum e no Zoomoo,a qual mostra as aventuras de Kiara,uma garotinha que,junto com os pais e a gata Iris fugiram da poluição da terra ,e chegaram no planeta de Lumino onde vivem os Luminitos.

Criador - ???

Diretor - ???

Produtor(es) - TV Rá-Tim-Bum

 

 

Megaliga MTV de VJs Paladinos

Megaliga MTV de VJs Paladinos foi um desenho animado totalmente produzido no Brasil onde os VJs da MTV Brasil são super-heróis com poderes diferenciados, e em cada episódio aparecem famosos da música (dublados pelos próprios ou não). O desenho era exibido como curta-metragens, cada uma apresentando um dos VJs, no programa Gordo a Go-Go. A série inicialmente foi exibida em 2003 em 11 episódios em três minutos como teste de projeto. A atração se tornou fixa em 26 de abril de 2004. O desenho animado foi o primeiro produzido pela MTV e pela Drogaria de Desenhos Animados (departamento de animação do canal). O programa também foi disponibilizado para usuários da Claro que realizassem o download. Foi um dos melhores trabalhos exibidos pela emissora em seus 23 anos de existência.

Criador - Marco Pavão

Diretor - Marco Pavão

Produtor(es) - ???

 

 

Meu Amigãozão

Meu Amigãozão (en: My Big Big Friend) é uma série brasileira e canadense criada por Claudia Koogan Breitman e Andrés Lieban, co-produzida pelo estúdio brasileiro 2D e 3D e a empresa canadense Breakthrough Animation.

É baseada no curta AmigãoZão, de 2005 produzida pela TVE Brasil e dirigida por Andrés Lieban. Teve sua primeira exibição em 9 de agosto de 2010 no canal Discovery Kids e em 15 de maio de 2011 estreou na TV Brasil. Foi financiada com recursos das leis de incentivos fiscais federais, do Procult (BNDES) e do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA. É a segunda série a ser co-produzida no exterior com o Canadá, a primeira foi Escola pra Cachorro (en: Doggy Day School), e também a segunda série de desenho no Brasil a passar dos 52 episódios, a primeira é Peixonauta.

No dia 24 de março de 2014, o Discovery Kids exibe super novos episódios, e a TV Brasil não exibe mais a série desde maio do mesmo ano. Em 30 de junho ainda no mesmo ano, o Discovery Kids exibe mais episódios novos, o que fará com que a série tenha 2 temporadas e 72 episódios.
Cada personagem tem seu "Amigãozão".

Criador(es) - Andrés Lieban / Claudia Koogan / Breitman

Diretor - ???

Produtor(es) - 2D Lab / Breakthrough Animation



Midinho, o Pequeno Missionário

 

Midinho, o Pequeno Missionário é uma série de desenho animado brasileira produzida pela Super Toons e Graça Filmes. Ela foi feita pra ser exibida no programa evangélico Show da Fé, exibido pela Rede TV! e Rede Bandeirantes entre 2010 e 2012. Também foi exibido na RIT. Foi uma das primeiras séries de animação brasileiras para televisão aberta. Além disso foi distribuída também por meio de DVDs.

A série gira em torno de Midinho, um garoto evangélico que sempre carrega sua bíblia contando histórias morais pros seus amigos a cada situação que eles passam em suas vidas através dos ensinamentos das histórias bíblicas.

Criador - R. R. Soares

Diretor - ???

Produtor(es) - Super Toons / Graça Filmes

 

 

Nilba e os Desastronautas

 

Nilba e os Desastronautas é uma série de desenho animado criada por Ale McHaddo (mesmo criador de Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma) e produzida pela 44 Toons em co-produção com a Fundação Padre Anchieta. A série começou a ser exibida pela TV Rá-Tim-Bum de 2011 até 2012, sendo mais tarde reprisada em 2013 pelos canais Gloob e TV Cultura (no Quintal da Cultura) e pela TV Brasil.
A série é uma paródia aos seriados de ficção científica como Perdidos no Espaço, Star Trek e que também faz referências a séries de animação em geral. Nilba e os Desastronautas se destacou também por ter sido umas das primeiras séries brasileiras a serem transmitidas em canais norte-americanos, como Starz Kids e Family Channel com o nome de Newbie and the Disasternauts.

Criador - Ale McHaddo

Diretor - Ale McHaddo

Produtor(es) - 44 Toons / Fundação Padre Anchieta

 

 

O Show da Luna

 

O Show da Luna! (em inglês: Earth to Luna!) é uma série de TV de animação brasileira, criada e dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, produzida por Ricardo Rozzino, da TV Pingüim, que estreou no canal americano Sprout, da NBC, em 16 agosto de 2014. No Brasil, ela fez sua estréia em 13 de outubro de 2014 pelo canal Discovery Kids. 

A série mostra as aventuras de uma menina de 6 anos de idade que ama a ciência. A primeira temporada tem 52 episíodos com duração de 15 minutos cada . O público alvo são crianças na faixa dos 3 aos 5 anos.

Criador - Célia Catunda / Kiko Mistrorigo

Diretor - Célia Catunda / Kiko Mistrorigo

Produtor(es) - Ricardo Rozzino




Os Caça-Livros

Bernardo, Carol e Biel adoram ler. Para não perder o hábito da leitura, eles vão viver arriscadas aventuras para impedir que o Dr. Traça destrua todos os livros das bibliotecas.

 

Criador - Claudia Castello / Luiz Octávio Brasil

Diretor - Paulo Fontenelle

Produtor(es) - TV Rá-Tim-Bum

 

 

 

Os Reciclados

"Os Reciclados" é um desenho que passa na Tv Rá-Tim-Bum.O desenho fala de uma turma de super-heróis que defendem o meio ambiente da poluição e dos maus tratos. Quando o dever os chama, eles se reciclam para combater o Lixão e seus comparsas: Estufinha, Eca, Chorume e Homem sem noção.

 

Criador - Paulo Fontenelle / Claudia Castello

Diretor - Paulo Fontenelle

Produtor(es) - TV Rá-Tim-Bum

 

 

Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma


Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma é uma série de animação brasileira criada por Ale McHaddo, e produzida pela 44 Toons co-produzida e transmitida pelo canal Gloob. Ela teve sua primeira exibição em 15 de novembro 2010. Em 1 de novembro de 2014, estreou na TV Cultura
O personagem foi criado originalmente numa história publicada na revista 44 BicoLargo, editada por Ale McHaddo na ECA em 1993, além de já ter sido adaptado para um jogo de computador no final dos anos 90, após o sucesso de Gustavinho e o Enigma da Esfinge. Sua primeira versão em desenho animado surgiu em 2008 como um curta-metragem em animação tradicional que serve como um episódio piloto da série. O mesmo curta também foi eleito melhor animação no MIP Junior KIDS JURY AWARD no Festival de Cannes em 2009, recebendo premiação diante do público de 11 a 14 anos.
Com o sucesso do curta logo deu início a série que passou a ser animada em flash com uma nova aparência, sendo a primeira animação original do canal Gloob, que também exibe a animação do mesmo estúdio Nilba e os Desastronautas. Diante de sua audiência entre o público ela foi confirmada para ter uma 2ª temporada e também um filme em 2015.  No mercado internacional receberá o título de "Osmar: The Heel of the Loaf".
A segunda temporada estréia dia 11 de maio, no canal Gloob.

Criador - Ale McHaddo

Diretor - Ale McHaddo

Produtor(es) - Globosat / 44 Toons

 

 

Peixonauta

Peixonauta é uma série de animação brasileira criada por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo e produzida pela TV PinGuim.

A série fala de Peixonauta, um peixe dentro de um traje similar a um astronauta que o permite voar e respirar fora d'água. Ele é detetive profissional que junto a seus amigos (Marina e Zico) desvendam os mistérios ocorrentes através da POP, uma bola mágica e colorida que sempre envia pistas para os protagonistas resolverem algum problema, quando conseguem, envia uma recompensa.
A série foi feita destinada ao público infantil e estreou no canal Discovery Kids em 20 de abril de 2009 adquirindo bastante sucesso. No mercado internacional a série é comercializada pelos nomes de Peztronauta (espanhol) ou Fishtronaut (inglês). Após o sucesso na TV, Peixonauta também ganhou uma peça de teatro denominada Peixonauta da TV para o Teatro, cuja estreia ocorreu em 9 de janeiro de 2011 no Rio de Janeiro.

Em novembro de 2012 completando os 10 anos da série foi lançado o filme Peixonauta - Agente Secreto da O.S.T.R.A. para os cinemas.

A franquia Peixonauta ganhou em 2013 uma segunda temporada de 52 novos episódios (totalizando 104 episódios de 11 min). Esta segunda temporada estreou no Discovery Kids em fevereiro de 2013 sob o nome de As Novas Missões do Peixonauta.

Em setembro de 2013 estreou o show musical denominado O Nome dele é... Peixonauta, com 14 músicas compostas por Paulo Tatit especialmente para a franquia, produção teatral do Pia Fraus e direção geral da TV PinGuim. A classificação é DJCTQ - L.svg Livre

Criador(es) - Célia Catunda / Kiko Mistrorigo

Diretor - Paulo Tatit

Produtor(es) - Célia Catunda / Kiko Mistrorigo / Ricardo Rozzino

 

 

 

 Pixcodelics

Pixcodelics é uma série de desenho animado brasileira que foi criada por Marco Alemar e Caio Mário Paes de Andrade tendo a sua primeira exibição no dia 13 de agosto de 2005 no Brasil pelo canal Cartoon Network.

A série consiste em 65 episódios no total com uma duração, aproximadamente, de 5 minutos cada, não havendo uma continuidade entre si e sendo feita totalmente a partir de letras, números e caracteres de computação com o estilo 3D, lembrando assim a arte ASCII.

Criador(es) - Marco Alemar / Caio Mário Paes de Andrade

Diretor - ???

Produtor(es) - ???



Portuguesitos Esporte Clube

O treinador Cabral, português e ex-jogador de futebol, recebeu a missão de treinar um time formado por crianças de Portugal, Brasil, Angola, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Índia e Cabo Verde. O time se chama P.E.C. - Portuguesitos Esporte Clube.

Criador(es) - Paulo Fontenelle / Cláudia Castello

Diretor - ???

Produtor(es) - Intervalo Produções

 

 

 

Princesas do Mar

Princesas do Mar é uma franquia brasileira de livros, revistas e desenhos animados, criada pelo escritor e ilustrador brasileiro Fábio Yabu. A série de animação brasileira é exibida no canal Discovery Kids Brasil e na América Latina, em Portugal na RTP 2, na França no Piwi, na Alemanha no Ki.Ka e em mais 49 países.

Criador - Fábio Yabu

Diretor - ???

Produtor(es) - ???





Quarto do Jobi

Quarto do Jobi é uma série de animação brasileira. A série narra as histórias de um menino chamado Jobi que vive no seu quarto junto com seu sapo Oscar.

Quarto do Jobi, narra as travessuras de um garoto de 9 anos, esperto, criativo e cheio de manias esquisitas. Quando ninguém está vendo, o pequeno Jobi transforma o seu canto de dormir em um verdadeiro laboratório: cheio de engenhocas, insetos, pedras exóticas, pedaços de papel com garranchos indecifráveis e outros objetos inusitados. O problema é que por ser muito bagunceiro, esparrama sem cerimônia seus tesouros por toda parte. Além disso, não para quieto e consegue dar nó na cabeça de qualquer um com histórias mirabolantes tiradas de sua imaginação.

Criador(es) - Andrés Lieban / Claudia K. Breitman

Diretor(es) - Andrés Lieban / Claudia K. Breitman

Produtor(es) - 2D Lab

 

 

 

Rockstar Ghost

Rockstar Ghost é uma série animada brasileira que foi exibida pela MTV Brasil. A animação é a terceira das quatro produzidas pela Drogaria de Desenhos Animados, junto com a Megaliga MTV de VJs Paladinos, Fudêncio e Seus Amigos e The Jorges. Rockstar Ghost estreou em 4 de Setembro de 2007, sendo exibido de terças a quintas às 23h30. A primeira temporada tem 9 episódios com duração de 11 minutos cada.

Criador - ???

Diretor - Pavão

Produtor(es) - Ivan Von Simson / Andrea Fragoso

 

 

 

Simão e Bartolomeu

Simão e Bartolomeu foi uma série de desenho animado brasileira criada pelo cartunista César Cavelagna para TV Rá-Tim-Bum e exibido no canal Zoomoo.

Foi uma das primeiras produções originais do canal tendo começado ainda em 2005 como uma série de curtas metragens que na época se chamavam apenas "Simão" e duravam apenas um minuto. Só mais pra 2008 é que o canal decidiu dar início a série com episódios mais longos de 10 minutos mudando o título para "Simão e Bartolomeu", porém só tendo apenas 13 episódios feitos e não voltando a ser mais produzido depois disso.

Além disso em 2008 foram lançados alguns livros e quadrinhos baseados nos personagens pela Editora Globo. Atualmente o criador da série está trabalhando com outro desenho Sidney, também exibido na TV Rá-Tim-Bum.

Criador - César Cavelagna

Diretor - ???

Produtor(es) - TV Rá-Tim-Bum

 

 

 

Sítio do Picapau Amarelo (série animada)

Sítio do Picapau Amarelo é uma série animada brasileira baseada na série de livros homônima de Monteiro Lobato. Foi exibida pela primeira vez em 7 de janeiro de 2012, e é produzida pela Rede Globo e a produtora Mixer. Cada episódio da série demorou cinco semanas para ficar pronto e foram todos baseados no livro Reinações de Narizinho, publicado por Monteiro Lobato em 1931. A série deverá ser exibida pelo Cartoon Network na América Latina. Antes do lançamento da animação, já havia sido lançada pela Globo.com um site infantil do sítio.

Criador - Rodrigo Castilho

Diretor - ???

Produtor(es) - Mixer / Rede Globo

 

 

 

Tchibum TV

''Tchibum TV'' é uma Animação brasileira criada e exibida pela TV Rá-Tim-Bum em 2008.A atração é voltada para crianças de 6 a 9 anos.

Tila e Nilo são dois peixinhos que apresentam o programa com a ajuda do curioso Siri Cutico, o câmera. Eles vão mostrar muitas informações legais sobre a vida no fundo do mar e na terra, visitando diferentes lugares.

Criador - TV Rá-Tim-Bum

Diretor - ???

Produtor(es) - TV Rá-Tim-Bum

 

 

 

The Jorges

The Jorges foi o quarto desenho animado produzido no Brasil, a ser exibido na MTV Brasil .
The Jorges contava a história de uma banda de mesmo nome, que faz qualquer negócio para fazer sucesso, desde tocar na lua até fazer comercial de absorvente íntimo. A banda é encabeçada pelo neurótico Fornalha (que é dublado por Jimmy, vocalista da Banda Matanza), e composta também pelo sentimental Amaury e o sociopata Paradise.

Criador - Marco Pavão / Thiago Martins

Diretor - ???

Produtor(es) -???

 

Traçando Arte

Traçando Arte é uma série original da TV Rá-Tim-Bum que traz ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre - traças de personalidades opostas que vivem em um museu. Cada programa trata de um artista diferente, mas com uma estrutura similar: Jean Pierre – uma traça culta e conhecedora de arte – percorre os corredores do museu ao lado de Trácio – uma traça glutona e artisticamente ignorante que tenta comer toda e qualquer tela que aparece pela frente. Usando essa característica de Trácio como “gancho”, Jean Pierre tenta demovê-lo da idéia de devorar as obras contando a história do autor e explicando sua importância para a arte.

Criador -   Cacá Amadei / Kleber Marchetti

Diretor -  Mário Sérgio Cardoso

Produtor(es) - TV Rá Tim Bum

 

 

 

Tromba Trem

Tromba Trem é uma série de desenho animado brasileiro criada por Zé Brandão, e produzida pela Copa Studio. Teve sua origem como uma candidata ao concurso Anima TV realizado em 2010, um programa do Governo Brasileiro estimulando a produção de séries de animação no Brasil. Ao final se tornou um dos vencedores junto de Carrapatos e Catapultas.

Sua primeira temporada estreou em Março de 2011 na tanto na TV Brasil quanto pela TV Cultura, posteriormente estreando pela Cartoon Network em 2012, e em 2013 pelo Tooncast com transmissão por grande parte da América Latina. Em 2014 recebeu sua 2ª temporada com um novo estilo de animação.
Nos demais países a série é licenciada pela distribuidora britânica Cake Entertainment com o título em inglês Trunk Train.

Criador - ???

Diretor - Zé Brandão

Produtor(es) - Felipe Tavares

 

 

Turma da Mônica

Turma da Mônica é uma série brasileira de desenhos animados baseada na história em quadrinhos da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa. É exibida no Cartoon Network e aos sábados na programação da TV Globo. Após o programa TV Globinho.

Foram lançados seis DVD com episódios da série no Brasil, distribuidos pela Paramount e a Rede Globo exibe os episódios mais novos desses DVD's. Porém novos episódios foram lançados em cinco filmes: o Cine Gibi, Cine Gibi 2, Cine Gibi 3, Cine Gibi 4 e Cine Gibi 5.

Criador - Maurício de Sousa

Diretor - ???

Produtor(es) - ???



Turminha da Graça

A Turminha da Graça é uma série de histórias em quadrinhos e de desenho animado evangélica, produzida pela Graça Editorial e Graça Filmes, respectivamente (das quais o seu presidente e fundador é R. R. Soares). A revista em quadrinhos foi criada em 2005, e possui uma tiragem mensal de 82 mil exemplares distribuídos em todo o país. O desenho animado começou a ser produzido em 2010.

Criador - ???

Diretor - R. R. Soares

Produtor(es) - Graça Filmes




Zica e os Camaleões

Zica e os Camaleões é uma série de desenho animado brasileira, de autoria de Ari Nicolosi. Foi produzida pela empresa Cinema Animadores com co-produção da Conteúdos Diversos, em parceria com a TV Brasil e TV Cultura, através do AnimaCultura. Estreou na TV Brasil em 21 de abril de 2014, com a sua primeira temporada tendo inicialmente 13 episódios. No segundo semestre de 2014, a série foi licenciada e transmitida pela Nickelodeon Brasil e América Latina.
Originou-se através de um curta exibido pelo projeto Anima TV de 2010, do qual surgiram as séries de animação Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas, no entanto não se consagrou como vencedora. O piloto da série, Sempre às Segundas, recebeu o prêmio de Melhor Animação da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, pelo Júri Oficial.

Criador - Ari Nicolosi

Diretor - Ari Nicolosi

Produtor(es) - Cinema Animadores / TV Brasil

 

Bom esse são os desenhos animados do Brasil, se tiver faltando algum deixem um comentário.  


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aiii que nostalgia! Lembro de quase todas as séries! Eram muito melhores do que essas de hoje em dia, que mostram para crianças. Ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir