sexta-feira, 6 de maio de 2016

Game of Thrones | Quem é o lendário Azor Ahai?

game of thrones azor ahai
Cuidado, spoilers de Game of Thrones abaixo!
“Home”, segundo episódio da sexta temporada de Game of Thrones, encerrou definitivamente o mistério envolvendo o destino de Jon Snow (Kit Harington). Após um feitiço realizado por Melisandre (Carice van Houten), Snow voltou dos mortos nos últimos segundos do capítulo. Desde o começo da série, muitas teorias envolvendo o personagem foram pensadas pelos fãs da obra de George R.R. Martin, uma das mais fortes é de que Jon seria a reencarnação de Azor Ahai, um lendário guerreiro que renasceria para desafiar Os Outros. Mas afinal, quem é Azor Ahai?
Segundo a lenda, o Azor Ahai desafiou os Outros durante a Longa Noite, um período de grande escuridão em Westeros, pouco antes da chegada de Aegon Targaryen (o tataravô de Daenerys). Azor Ahai era portador daLuminífera, uma espada em chamas que finalmente traz a luz para as trevas.
Segundo as profecias de Asshai, Azor Ahai irá retornar a mando de R’hllor, o deus vermelho e Senhor da Luz surgirá em meio ao sal e fumaça durante um longo verão que será tomado por um grande pesar sobre o mundo. O guerreiro irá mais uma vez desafiar o Grande Outro e se falhar, o mundo cairá junto dele. Em A Dança dos Dragões(livro adaptado na quinta temporada da série), um septão de Volantis diz que Daenerys é a reencarnação do guerreiro, mas indícios apontam que Jon Snow pode ser o verdadeiro Azor Ahai.
Por que Jon Snow?
Algumas pistas apresentadas nos livros e na série indicam que Snow pode ser o guerreiro. A principal delas é que quando Melisandre tenta visualizar o Azor Ahai nas chamas, só consegue enxergar neve. Os fãs também especulam que as lágrimas de Bowen Marsh (Michael Condron) ao apunhalar Jon seriam uma alusão ao sal mencionado na profecia.
Outra teoria envolvendo o personagem é de que ele é filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark. Se esta teoria se confirmar, Jon também possuiria o sangue de dragão que o guerreiro um dia teve.  O bastardo de Ned Starktambém teve um sonho onde enfrentava os Outros com uma espada de fogo, provavelmente a Luminífera.
Snow também escolheu seus deveres na Patrulha da Noite ao invés do amor de Ygritte, lembrando vagamente a história de Azor Ahai e sua esposa Nissa Nissa. Na ocasião, Ahai teve de sacrificar seu amor para conseguir forjar a espada que o ajudaria na batalha contra os Outros.
jon snow azor ahai
Respostas
Como a série já ultrapassou os livros e está caminhando para um fim, respostas sobre a reencarnação do Azor Ahai devem ser entregues aos fãs em breve. Até lá, tudo não passa de especulação baseada nas pistas sugeridas nos livros e na TV. Só nos resta esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário