terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Quem foi Lor San Tekka? (Star Wars: O Despertar da Força)

“Eu viajei muito e vi coisas demais para ignorar o desespero na galáxia. Sem os Jedi, não pode haver equilíbrio na força.” (Lor San Tekka para Poe Dameron)
Logo no início do filme Star Wars: O Despertar da Força, assistimos um velho misterioso entregar algum artefato para Poe Dameron, contendo o mapa para Luke Skywalker. Pela forma como este velho fala sobre os Jedi, sobre Leia e sobre o passado de Kylo Ren, podemos perceber que ele não é qualquer um. O nome dele não é citado no filme, mas sabemos que se chama Lor San Tekka e abaixo vamos fazer um breve resumo sobre este misterioso personagem.
Lor San Tekka foi um viajante experiente e explorador nas áreas mais remotas da galáxia e membro daIgreja da Força que nasceu nos anos finais da República Galáctica. Ele se tornou um crente nos ideais da Ordem Jedi, apesar de não ser sensível à força. Ele tinha um grande respeito pela a Ordem Jedi e sabia sobre as ações destes durante as Guerras Clônicas. Após a ascensão do Império Galáctico e da destruição dos Jedi, Tekka nunca deixou de acreditar na Força e nos Jedi. Ele descobriu muito da história dos Cavaleiros Jedi que o Império tentou enterrar, levando muitas pessoas a procurá-lo pelo seu conhecimento da tradição Jedi.
Tekka sabia muito sobre a doutrina Jedi que o Império tentou suprimir, e seu conhecimento da galáxia e sua história foram úteis para a construção da Nova República após a Batalha de Endor.  Após a derrota do Império na Batalha de Endor, Tekka ajudou a Nova República, fornecendo os burocratas com informações sobre mundos através da galáxia. Isso ajudou muito a Nova República, uma vez que o Império destruiu muitos documentos que teriam sido úteis para a reconstrução galáctica. Como um aliado de Luke Skywalker e sua irmã, a Princesa Leia Organa, Tekka ajudou Luke a descobrir segredos dos Jedi que o Império tinha tentado apagar
Após a nova geração Jedi de Luke ser destruída por seu sobrinho e aprendiz, Kylo Ren, Skywalker foi para o exílio em busca do primeiro Templo Jedi, em AHCH-To. Tekka, que se aposentou em uma aldeia espiritual no Planeta Jakku, descobriu um fragmento de um mapa que poderia levar a AHCH-To. Ele foi procurado pela Resistência, liderada pela irmã de Skywalker, Leia Organa, bem como pela força imperial ressurgente conhecida como a Primeira Ordem. Ele também veio a conhecer Ben, filho de Leia Organa com Han Solo, que viria a mudar para o lado negro da Força e tornar-se Kylo Ren, depois de destruir a nova academia Jedi. Tekka deu o fragmento do mapa para o piloto da Resistência Poe Dameron e logo foi capturado por Kylo Ren, que exigiu saber onde estava o mapa. Quando Tekka se recusou a cumprir, Ren matou o velho. 
SONY DSC
Isso é tudo que se sabe sobre Lor San Tekka. O que é curioso é o fato dele ter conhecido Luke Skywalker e Leia Organa, de ter a Força como religião e de ter escolhido como lugar de aposentadoria o Planeta Jakku, que como podemos ver no filme, não é das escolhas mais populares. Coincidentemente, o Planeta acaba por ser o lar da nova sensitiva a força, Rey. Seria Tekka, uma espécia de protetor secreto da Rey, tal qual foi Obi-Wan Kenobi para Luke? Provavelmente só descobriremos no Episódio VIII ou no Universo Expandido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário